top of page

Que museu gostaria de criar? Um desafio da ACH para o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio

  • zearaujo1
  • 13 de mai.
  • 3 min de leitura

ree

O tema do Dia Internacional dos Museus,18 de maio, definido pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, será em 2025 The Future of Museums in Rapidly Changing Communities [O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação].

 

O que é um museu? 


Segundo a nova definição de Museu aprovada na Assembleia Geral Extraordinária do ICOM, em 2022:


Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o património material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento.


Esta definição foi controversa e continua em aberto, precisamente por vivermos em sociedades complexas em rápida transformação. Reflete a evolução museológica desencadeada pelo movimento da “Nova Museologia”, que impulsionou a renovação iniciada nos anos 60 do século XX e é ainda base orientadora das dinâmicas museológicas do início do século XXI.


Os novos museus do séc. XXI


A “novíssima museologia” das últimas décadas fez emergir novos paradigmas, em que a multiplicidade de propostas museológicas abrange, além das coleções formalmente constituídas de objetos agrupados por tipologias (artísticas, arqueológicas, científicas e outras), a musealização de realidades muito diversificadas e voláteis, partindo da materialização do património imaterial, de conceitos e emoções, através de objetos expostos de forma física - em edifícios dedicados ou em museus ao ar livre - ou virtual.


Entre essas novas tipologias destacamos os emocionais Museu dos Corações Partidos ( primeiro coleção itinerante e agora já fixo em Zagreb, Croácia), surgido em 2006 do fim do relacionamento do casal Olinka Vistina e Drazen Grubisic (https://brokenships.com/), ou o Museu do Fracasso (https://museumoffailure.com/). Recentemente foi inaugurado, também em Zagreb, o “HaHaHouse”, primeiro Museu do Riso (https://www.haha.house/).


Inspirador de projetos que está a desenvolver, a Associação Casas com Histórias revê-se no Museu da Inocência, inventado num livro de Orhan Pamuk antes de este escritor o criar em Istambul, e especialmente no ponto 11 do seu “A modest Manifesto for Museums” disponível em  https://www.masumiyetmuzesi.org/en: “The future of museums is inside our own homes” ["o futuro dos museus está dentro das nossas próprias casas"].


O nosso desafio: Que museu gostaria de criar?


Partindo do estimulante desafio à reflexão sobre “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a ACH propõe em 2025 mais um exercício criativo “Que museu gostaria de criar?”, em que qualquer tipo de museu que reflita a diversidade de dinâmicas da comunidade é possível: pessoal e/ou familiar; de território, local, nacional ou mundial; baseado numa ideia, numa emoção ou numa coleção de objetos; físico (fixo ou itinerante) ou virtual. As possibilidades são imensas.


Recentemente, em duas visitas orientadas promovidas pela ACH à extinta fábrica de bordados Patrício & Gouveia, conhecemos o inspirador projeto de economuseu de Georgina Garrido. Igualmente inspiradora esta ideia de Ariana Curtis: "Museums should honor the everyday, not just the extraordinary" ["os museus devem honrar o quotidiano, não apenas o extraordinário"].


Solicitamos a todos os interessados o envio de uma imagem e sua legenda (e/ou pequeno texto explicativo), que transmita o museu que cada um gostaria de criar. As imagens recebidas até ao dia 18 de maio serão tratadas de forma anónima e publicadas seguidamente em galeria no site da Associação Casas com Histórias, em https://www.casascomhistorias.pt/iniciativas-virtuais.


Agradecemos antecipadamente todos os vossos contributos criativos para a concretização de mais este projeto virtual, colaborativo e comemorativo. 


A Direção da Associação Casas com Histórias

 
 
 

Comentários


bottom of page