top of page

Rua do quebra-costas
Rua do Quebra-Costas, 27-29, piso térreo

Esta casa localizada na Rua do Quebra-Costas, freguesia de São Pedro, inspirou um projeto concebido com base nas narrativas das vivências dos seus sucessivos residentes e da própria rua, enquadradas na evolução histórica da cidade do Funchal e da Madeira.

Trata-se de uma casa do início do séc. XIX, construída após a abertura desta rua a partir de 1804 - inicialmente denominada rua Nova da Bela Vista e mais tarde rua da Bela Vista - que conserva a fachada tradicional e, no seu interior e logradouro, muitos dos elementos e materiais construtivos da época, que se pretende manter e valorizar.

O projeto que iniciámos visa a reabilitação faseada, musealização e dinamização cultural destes espaços que constituem a delegação da Associação Casas com Histórias no Funchal. Sendo esta uma associação sem fins lucrativos, pretendemos, à medida que houver capacidade financeira, executar as diversas etapas deste projeto inovador, pequeno, assente numa narrativa de memórias, com um modelo sustentável e com impacto local.

Esperamos que esta "casa com histórias" possa vir a integrar o roteiro cultural de uma freguesia que concentra muitos museus, monumentos, galerias, associações culturais e outros pontos de interesse. Nesta rua, destacamos a Holy Trinity Church, Igreja Anglicana datada de 1820, a Porta 33 - Associação Quebra Costas Centro de Arte Contemporânea, fundada  em 1989, mas também intervenções culturais efémeras como atuações musicais ou ainda uma instalação artística no âmbito do Fractal Funchal Fest, em 2020.

Pretendemos ainda contribuir para um efeito multiplicador de preservação das memórias das casas, independentemente da tipologia das intervenções de reabilitação, novas funções e utilização no presente.

Revemo-nos em novos paradigmas museológicos e em especial no ponto 11 do documento “A modest Manifesto for Museums” disponível na página do Museu da Inocência, Istambul

https://en.masumiyetmuzesi.org/page/a-modest-manifesto-for-museums

“The future of museums is inside our own homes” ("o futuro dos museus está dentro das nossas casas").

bottom of page