top of page

2021, ano de reinvenção

  • zearaujo1
  • 19 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Arquivo ACH - 27-12-2020

ree

Benvindo, 2021

Quando delineámos o plano de actividades para 2020, pensámos que este seria um ano de desenvolvimento e novos caminhos, depois do nascimento do nosso projeto em 2017 e sua consolidação nos dois anos seguintes.

Foram novos caminhos, de facto, mas não os que havíamos traçado para este 2020, em que a única certeza foi a imprevisibilidade com que chegamos ao final do ano de que agora fazemos o balanço.

Sabemos que não queremos adaptar o nosso funcionamento à comunicação quase exclusivamente digital. Ela é importante, mais ainda nestes tempos, mas é a comunicação pessoal, a partilha, a proximidade que nos move. Foi com enorme alegria que voltámos a realizar os nossos (antes) habituais percursos temáticos, embora limitados ao cumprimento das normas de prevenção da pandemia em vigor.

E é este o propósito que partilhamos convosco neste ano que finda, para o outro que se inicia: reinventarmos formas de estar juntos, de fazer as coisas em que acreditamos, sem pôr em causa a saúde de todos, nosso bem maior.

Nada original este nosso desígnio de Ano Novo, comum a todas as organizações culturais, não fosse a cultura um dos sectores mais duramente atingido pelos condicionamentos que a pandemia impôs. Não por acaso e sem surpresas, o ICOM (International Council of Museums) acaba de divulgar o tema para o próximo dia dos Museus, 18 de Maio de 2021: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Na verdade, o futuro de tudo e não só dos museus, dizemos nós que nos revemos totalmente nestas intenções.

Antes de chegar ao fim este estranho 2020, queremos dizer obrigado a todos os que estiveram connosco, e ainda que à distância durante parte do ano, nos apoiaram e ajudaram: associados e colaboradores voluntários, entidades públicas, parceiros, amigos.

E um agradecimento muito especial àqueles que leram as nossas newsletters em tempos de confinamento e nesses meses difíceis nos contactaram, nos enviaram histórias, memórias e imagens para o nosso "arquivo das casas com histórias", mostrando-nos que fazia sentido continuar esse projeto participativo. Esperamos que no próximo ano ele encontrará finalmente o lugar certo para a sua existência física.

Continuem connosco a pesquisar, guardar, cuidar, valorizar, partilhar:

"The future of museums is inside our own homes" ("O futuro dos museus está nas nossas próprias casas"). Orhan Pamuk, criador do Museu da Inocência, Istambul Tenham um Feliz 2021, em que esperamos partilhar momentos bons convosco. A Direcção da Associação Casas com Histórias

 
 
 

Comentários


bottom of page