top of page

"Casa de bordados"

  • zearaujo1
  • 14 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de mar.

Visita orientada por Georgina Garrido às instalações da extinta "Patrício & Gouveia Sucessores, Lda."


Sábado, 15 de fevereiro e 15 de março de 2025, 11h00

Rua do Visconde De Anadia, 33 - 34, Funchal



A Associação Casas com Histórias convida-vos a conhecer uma casa de bordados tradicional do Funchal e as suas histórias, contadas por Georgina Garrido, que estudou esta empresa fundada em 1925, a única do Funchal que construiu um edifício próprio para a sua atividade, aqui se instalando em 1948.


A indústria do Bordado Madeira desenvolveu-se neste arquipélago a partir de meados do séc. XIX. Esta lucrativa atividade económica atraía investidores locais e estrangeiros, que aqui fundaram as suas empresas dedicadas à produção, venda e exportação de bordados para muitos destinos, em especial na Europa e Estados Unidos da América.


Assim surgem as “casas de bordados”, que proliferaram pelo Funchal durante largas décadas dos séc. XIX e XX. Essas empresas instalaram-se em edifícios existentes, adaptados para as novas funções. Com o crescente declínio desta atividade nas últimas décadas do séc. XX, as poucas que subsistem no séc. XXI mantêm viva a tradição do bordado Madeira, inovando-a para corresponder a novos contextos de produção e perfil dos consumidores.


Dos edifícios que acolheram as extintas “casas de bordados”, vários desapareceram, outros aguardam em crescente degradação um destino incerto, mantendo no seu interior vestígios da antiga atividade. Outros foram conservados e tiveram novos usos, como é o caso do Palacete revivalista e neoclássico dos Barões de São Pedro, do início do séc. XIX, onde entre 1881 e 1914 funcionou o Liceu do Funchal. Foi posteriormente adquirido pela firma Emile Marghab J. C. Limitada para a sua "casa de bordados". Em 1978, a “Casa Marghab”, como era conhecida, passa ao Governo Regional, aí se instalando a Direcção Regional dos Assuntos Culturais.


Bem próximas da “nossa” casa na Rua do Quebra-Costas, existiram a Casa de Bordados de Joaquim Silvestre de Souza, nos nºs 14 e 15 (c. 1924), e no n.º 33 a Casa de Bordados Madeira Art Hand Embroidery Co.Lda. (c.1956 - fot. 2) que mais tarde seria a Casa de Bordados David Andrade e Menezes, Lda.), na casa que acolhe hoje a Porta33 – Associação Quebra Costas Centro de Arte Contemporânea.


Mas as “casas de bordados” funchalenses não eram as únicas casas envolvidas nesta atividade. Os bordados provinham sobretudo das casas rurais, onde as bordadeiras trabalhavam um pouco por toda a ilha e também no Porto Santo, arredondando através dessa atividade árdua e preciosa o parco orçamento doméstico. Imagens icónicas de mulheres madeirenses bordando à soleira das portas correram mundo em fotografias e postais ilustrados (fot. 3).


“Se nos maravilhamos com o bordado Madeira, total terá de ser a nossa admiração para com as Bordadeiras anónimas, que mantêm vivas tradições de insuperável técnica e beleza, passadas de geração em geração, produzindo obras de arte a partir de um simples pano de linho. A homenagem às bordadeiras deve estender-se a todos os que há gerações trabalharam nas fábricas de bordado, desenhando, estampando, engomando, permitindo o acabamento perfeito dos trabalhos até chegarem junto do público.”


Rua da Bella Vista | MFM-AV, Inv. VIC/4132. Em depósito no ABM


Diante de uma casa revestida de colmo, em local não identificado | 12-8-1940. 

MFM-AV, Inv. VIC/5023. Em depósito no ABM


Para saber mais:


FREITAS, Helena Sofia Caires de (2024), O Bordado da Madeira. Um contributo para a inventariação como Património Cultural Imaterial, disponível em: https://repositorio.iscteiul.pt/bitstream/10071/33191/1/master_helena_caires_freitas.pdf


GARRIDO, Georgina C. B. (2015). Dos Conventos ao Economuseu. Patrício & Gouveia Lda. – Fábrica de Bordados [Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias]. Repositório Científico da Lusófona, disponível em: http://hdl.handle.net/10437/6880.


KLUT, Ana Teresa M. (2003). Economuseu. Casa de Bordados [Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias]. Museologia, disponível em: http://www.museologiaportugal.net/projectos-de-investigacao/dissertacoes-mestradomsc-2°-ciclo-concluidas.


VIEIRA, Alberto (2004), O Bordado da Madeira, Funchal, CEHA-Biblioteca Digital, disponível em: http://www.madeira-edu.pt/Portals/31/CEHA/bdigital/avieira/2004-av-bordado.pdf

 
 
 

Comments


bottom of page