Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023: um convite da Associação Casas com Histórias
- zearaujo1
- 11 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Caros associados/as e amigos/as
Aproxima-se o dia 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), cujo tema em 2023 é “Património e mudança”. A divulgação deste tema enquadra-se na preocupação manifestada pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios, organização não-governamental mundial associada à UNESCO) e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020. Pretende-se "divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, definindo planos de resistência e adaptação às mudanças climáticas, estimulando a reconciliação das comunidades com os seus habitats, impulsionando a divulgação da diversidade do património construído e imaterial e a sua apreensão enquanto parte integrante de um ecossistema, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde".

Em tempos de mudança acelerada, emergem iniciativas de entidades como a UNESCO, que assinala sítios do Património Mundial degradados, ameaçados, desprotegidos e vulneráveis, por ação humana e/ou natural, alertando e encorajando os decisores internacionais para o seu restauro e preservação e promovendo ações concretas para a prevenção do risco em património:
No mesmo sentido, a Europa Nostra promove anualmente a seleção dos 7 monumentos em maior risco na Europa, que serão anunciados no dia 13 de abril:
https://www.europanostra.org/live-announcement-of-the-7-most-endangered-heritage-sites-in-europe-2023/
E perto de nós?
A Associação Casas com Histórias partilha as preocupações e a mensagem que o DIMS 2023 pretende divulgar. Estamos atentos às mudanças e à necessidade de "reconciliação das comunidades com os seus habitats". Registamos na nossa região evidências dessa valorização do património de proximidade, a par de sinais contrários. A satisfação causada pelos projetos de reabilitação não pode fazer-nos esquecer a realidade do património em perigo por tantos fatores diversos. Perigo de extinção, degradação, desvalorização, ou apenas de indiferença e esquecimento coletivo. Convosco, queremos contribuir para esta reflexão.
Por ocasião deste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023, a Associação Casas com Histórias solicita o vosso contributo.
Enviem-nos o registo fotográfico de um exemplo de património de proximidade (num sentido abrangente, classificado ou não) que pretendam destacar de forma positiva ou negativa.
Pode ser uma imagem de património recentemente reabilitado e/ou valorizado, ou podem optar pelo registo de património (quase) esquecido, que entendam merecer maior destaque, conhecimento, proteção, divulgação.
Essas imagens serão tratadas de forma anónima, interessa-nos apenas divulgar o resultado de conjunto. Boas escolhas, esperamos o vosso contributo para o sucesso deste projeto colaborativo e comemorativo.
A 18 de abril, partilharemos os resultados da participação nesta iniciativa comemorativa virtual em https://www.casascomhistorias.pt/iniciativas-virtuais
Fiquem bem. A Direção da Associação Casas com Histórias




Comentários