top of page

Festa de São João da Ribeira

  • zearaujo1
  • 13 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Arquivo ACH: 23-6-2018


Caros amigos/as


Nos últimos meses, a nossa associação tem-se empenhado no desenvolvimento de diversos projectos que aprovámos no plano de actividades para 2018 e que, dada a natureza voluntária do nosso trabalho, não nos tem deixado tempo livre para a preparação e realização dos nossos "Percursos", que contaram com a vossa adesão e participação. Em breve voltaremos a promover novas iniciativas, para as quais esperamos novamente contar convosco.

Hoje, vimos recordar-vos das próximas festividades de São Pedro, freguesia onde, no Funchal, temos centrado as nossas actividades. Assinalada a 29 de Junho e também designada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, evoca o martírio em Roma dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Próxima da Igreja de São Pedro está, na rua da Carreira, a Capela de São Paulo, templos de onde há muito estão arredadas as festividades populares, devido à evolução urbana e suas novas dinâmicas.


Mas, bem perto, na Capela de São João da Ribeira, o arraial resiste ao tempo e reiventa-se. O convite que aqui vos dirigimos é a visita a esta Capela, usualmente arredada dos circuitos turísticos e que por estes dias se mostra, esplendorosa, em honra do seu padroeiro. Outrora uma das mais concorridas romarias do Funchal, a festa foi perdendo brilho e afluência nas últimas décadas, face a múltiplos factores, entre os quais o surgimento de novas festividades em honra de São João noutras freguesias da cidade, como a Sé ou São Martinho.


Se nas ruas a afluência não é a de outros tempos, há festa no largo em torno da sua árvore secular e a Capela continua a encher-se para as novenas - a última das quais se realiza hoje, às 20h00 - que terminam com o tradicional hino "Glória a vós, glorioso São João.... Dai graças e dons celestes ao povo de São João...". renovando as preces de tantos que aqui pediram graças ao Santo ao longo dos séculos. Com a mesma fé se faz a tradicional procissão que se segue à Missa das 18h00 no domingo, 24, apesar de percorrer apenas parte do percurso de outrora, alterado pelas novas artérias ao longo da ribeira.

As gentes de São João mantêm vivas tradições de muitos séculos, numa das mais antigas capelas do Funchal, que terá sido construída no séc. XV pelos franciscanos que acompanhavam Zarco. Nada resta da primitiva edificação, destruída por uma enchente da ribeira no início do séc. XVIII e reconstruída em 1720. O seu património merece certamente um olhar atento, mas merece-o também a sua história, que é também a desta localidade, das suas gentes e da ameaçadora proximidade à ribeira cujas enchentes causaram grandes danos e dramas também na grande aluvião de 1803 e mais recentemente, em 1993 e 2010.


A Associação Casas com Histórias convida-vos, neste fim de semana, a conhecer esta comunidade da freguesia de São Pedro que mantém vivas as suas tradições numa capela quase escondida, no coração da cidade em permanente evolução.

São João da Ribeira merece a nossa visita!


Com os melhores cumprimentos,

A direcção da Associação Casas com Histórias

 
 
 

Comentários


bottom of page