Festas de São João da Ribeira e de São Pedro
- zearaujo1
- 18 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Arquivo ACH - 23-6-2019
Caros amigos/as
A exemplo do ano anterior, queremos assinalar as próximas festividades de São João da Ribeira e São Pedro, na freguesia onde esta associação tem a sua delegação no Funchal.

Na Capela de São João da Ribeira, o arraial resistiu ao tempo e reiventou-se. Outrora uma das mais concorridas romarias do Funchal, esta festa foi perdendo brilho e afluência nas últimas décadas. Mas a Capela continua a encher-se para as novenas que terminam com o tradicional hino "Glória a vós, glorioso São João.... Dai graças e dons celestes ao povo de São João..." e no dia 24 realiza-se a tradicional procissão, apesar de percorrer apenas parte do antigo percurso, alterado pelas novas artérias surgidas ao longo da ribeira.
As gentes de São João mantêm vivas tradições de muitos séculos, numa das mais antigas capelas do Funchal, que terá sido construída no séc. XV pelos franciscanos que acompanhavam Zarco. Nada resta da primitiva edificação, destruída por uma enchente da ribeira no início do séc. XVIII e reconstruída em 1720. O seu património merece certamente um olhar atento, mas merece-o também a sua história, que é também a desta localidade, das suas gentes e da ameaçadora proximidade à ribeira cujas enchentes causaram grandes danos e dramas também na grande aluvião de 1803 e mais recentemente, em 1993 e 2010.´
Assinalada a 29 de Junho e também designada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, evoca o martírio em Roma dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Próxima da Igreja de São Pedro está, na rua da Carreira, a Capela de São Paulo, templos de onde há muito estão arredadas as festividades populares, devido à evolução urbana e suas novas dinâmicas.
Mas nos anos mais recentes, na festa de São Pedro, voltou a realizar-se a tradicional procissão. Em 2018, a concorrida procissão enfrentou a dificuldade de serpentear entre as esplanadas do troço da Rua da Carreira entre a Rua do Surdo e a da Mouraria, que este ano irá evitar, atalhando o regresso à Igreja pela Rua do Surdo.

A Associação Casas com Histórias convida-vos a partilhar com a comunidade da freguesia de São Pedro estas tradicionais festividades que se mantêm vivas, adaptando-se aos novos tempos da cidade.
São João da Ribeira e São Pedro merecem a nossa e vossa visita!
Com os melhores cumprimentos,
A direcção da Associação Casas com Histórias




Comentários