O tempo e a Semana Santa
- zearaujo1
- 19 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Arquivo ACH - 11-4-2020

Sexta-Feira Santa. Por Fé e tradição, dia de recolhimento para os cristãos de todo o mundo, com uma vivência muito intensa na Madeira
e Porto Santo, onde em muitas paróquias ainda se faz - não em 2020 - a procissão do "Enterro do Senhor".
Desta Páscoa diferente, vivida nas nossas casas sem festejos religiosos presenciais e convívios familiares alargados, fica a renovada esperança num outro tempo, esse tempo relativo das nossas vidas aqui evocado por Tolentino Mendonça:
«(…) O tempo é um enigma tão grande como o homem. Aquele que é porventura o mais belo poema sobre o tempo, o do Livro do Eclesiastes, dá precisamente voz ao enigma, mantendo tudo em aberto, e reiterando que o tempo é isso mesmo, experiência, crise e oportunidade. Escutemo-lo ainda:
“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.(…)»
Tolentino Mendonça, in "Tempo e conta", Expresso, 27/12/19.
Partilhamos ainda uma imagem do fotógrafo Nuno Gonçalves, de 8 de Março de 2020, documentando uma das últimas festividades presenciais desta Páscoa madeirense, a muito participada Procissão dos Passos percorrendo o centro do Curral das Freiras, terra-berço da nossa associação. Descubram a magnífica reportagem completa:
https://www.facebook.com/photo?fbid=226976128692621&set=a.226976108692623
Continuamos a pedir-vos links, textos e/ou imagens de "casas com histórias" da Madeira e Porto Santo, reais ou ficcionais, vossas ou alheias. Agradecemos os contributos já recebidos, que iremos divulgando de várias formas, por e-mail ou em próximos "Encontros Porta a Porta", quando a evolução da presente situação permitir retomá-los.
Fiquem bem, com "Tempo e conta" de Tolentino Mendonça e a reportagem fotográfica de Nuno Gonçalves.
Boa Páscoa.
A Direcção da Associação Casas com Histórias




Comentários